domingo, 26 de julho de 2009

Ideias importantes na formação do "ser professor".

OLHAR OS ALUNOS COM RESPEITO.
Enquanto professores, muitas vezes agimos de forma equivocada considerando o nosso aluno como uma folha de papel em branco a ser preenchida pelo conhecimento que transmitimos. Isso é educar? É para isso que nos tornamos professores? Devemos encarar a relação ensino-aprendizagem como uma relação mesmo. Existe uma interatividade entre o educador e o educando, entre o professor e o aluno, e mais, entre o conhecimento, o saber acadêmico e o saber do aluno constituído por suas experiências particulares, sua vivência enquanto ser.

SABER QUE O APRENDIZADO É CONSTRUĺDO PELO ALUNO.
Já sabemos que o conhecimento realmente aprendido é aquele "construído" pelo aluno. Assim, para haver aprendizado, é necessário que haja uma fase de exploração e descoberta por parte do aluno. Ao explorar, ele desvenda novas informações, formula hipóteses sobre elas e tenta aplicá-las à sua prática.

TER EM MENTE QUE A PRÁTICA SO SE TRANSFORMA EM CONHECIMENTO SE PASSAR POR UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA.
Não pode haver dissociação entre prática e reflexão, mas sim uma relação de cooperação e reciprocidade, de forma a uma complementar a outra. Isto significa que será sempre necessário refletir sobre as próprias ações, tanto as já realizadas, quanto as por serem realizadas.

TER CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO E CONHECIMENTO PEDAGÓGICO GERAL.
Ter conhecimento pedagógico do conteúdo é uma forma de conhecimento do conteúdo. Inclui a compreensão do que significa ensinar um tópico de uma disciplina específica assim como os princípios e técnicas que são necessárias para tal ensino. Ter conhecimento pedagógico geral corresponde ao arsenal que o professor dispõe em relação aos programas de ensino. São os materiais didáticos e métodos de ensino.

PENSAR NO ALUNO A PARTIR DO ALUNO.
Saber o que o aluno pensa é fundamental para que se busque trocar metas e lutar por um currículo abrangente, e não excludente. É dar voz ao aluno, é fazê-lo perceber-se como parte da escola e como construtor de seu futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário