terça-feira, 28 de julho de 2009

REFLEXÃO SOBRE SER PROFESSOR NO CONTEXTO ATUAL

Após fazer a leitura de dois filmes, O sorriso da Monalisa e Entre os muros da escola, novamente pude refletir sobre a importância da educação na formação do ser humano, e consequentemente, da sociedade.
Educar é uma tarefa que não cabe só a escola, mas a vários núcleos sociais, como a família, as comunidades, os meios de comunicação.
A educação, no contexto escolar, deve oportunizar a democratização e a transformação do ser humano, proporcionando aos nossos alunos além do conhecimento, oportunidades de desenvolverem suas capacidades intelectuais e uma postura crítica em relação ao meio que estão inseridos. Mediando isto, a escola estará possibilitando aos alunos a oportunidade de interagirem com a realidade de uma forma mais consciente e produtiva.
No mundo globalizado em que vivemos, a escola precisa ampliar seus horizontes, marcando mais presença na sua comunidade. Nos dias de hoje vemos muitas famílias desintegradas, vemos inversão de valores, dentre outros problemas. No nosso sistema educacional, vemos uma insatisfação geral de professores em relação às condições de trabalho, aos salários baixos. Aos nossos alunos também faltam estímulos. Nós precisamos “reencantar” a educação. Precisamos enfrentar as dificuldades e buscar novos caminhos para uma educação mais eficaz, mais humana, mais solidária. Precisamos parar de “repassar” informações e sim, gerar questionamentos.
Nosso desafio como professores deve ser o de desafiar os conceitos já aprendidos. Precisamos buscar diferentes formas de “apresentar a matéria”. Quando desafiamos nossos alunos abrimos possibilidades de aprendizagem. Neste contexto não podemos esquecer que é indispensável para que haja uma aprendizagem significativa, o interesse dos alunos. Aí entra a necessidade de nós, professores, despertarmos em nossos alunos esta “sede” de aprender. Precisamos partir daquilo que ele já sabe, reforçá-lo e valorizá-lo, para que ele se sinta parte integrante deste processo. Precisamos estimular nossos alunos para na turma troquem idéias e opiniões, isto elevará sua auto-estima. Agindo desta forma criaremos uma relação de respeito e confiança. Penso que a partir deste contexto acolhedor se dará uma aprendizagem significativa. O papel de nós, professores, na promoção de uma aprendizagem significativa tem início na clareza que temos a respeito da educação, do nosso papel social. Penso que do compromisso com este papel é que vai depender o sucesso de nosso trabalho, que é a formação de pessoas conscientes de suas vidas e dos papéis que representam nelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário