quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O DESAFIO DE EDUCAR


A cada dia que passa, vemos nossa sociedade sofrer transformações muito rápidas e por vezes até difíceis de acompanhar. Nas escolas, muitas vezes, isto acaba nos gerando preocupações, angústias e inseguranças. A pergunta que vem a nossa mente é a do que devemos ou podemos fazer nestes casos. Sabemos que não existem soluções mágicas. Estamos conscientes também de que em outros tempos as escolas eram locais mais tranquilos, até por que não podemos esquecer que grande parte dos alunos estavam fora dela. Mas já que estas inseguranças, angústias e preocupações estão aí, o jeito é encontrar soluções para fortalecer escolas e professores. Uma maneira de isto acontecer é melhorar as condições de trabalho, melhorar as gestões, melhorar as formações para os professores, oferecer mais recursos e o mais importante, comprometer-se com a educação. As escolas sofrem também com conflitos sociais, que muitas vezes tem início fora dela e acabam gerando problemas dentro da mesma. Resolver isto é tarefa árdua, mas é preciso tentar criar um clima de convivênvia que ajude os alunos se tornarem cidadãos responsáveis, para que mais tarde, ajam como tal na sociedade. Talvez o caminho para que isso aconteça seja trazer as famílias para dentro do espaço escolar, preparar os professores para atuar de forma competente nos trabalhos com sua turma e na solução dos conflitos, proporcionar aos alunos momentos de reflexões e debates sobre estes assuntos, criar situações que contribuam para que a relação entre a comunidade escolar seja de respeito e confiança. Frente a todas estas situações citadas, alguns professores ainda mantêm o ânimo para trabalhar enquanto outros se sentem desacretitados e desmotivados. Podemos dizer que quem trabalha mantendo seu ânimo e ainda acredita na educação são pessoas que procuram manter seu equilíbrio emocional, participam constantemente de atividades inovadoras e tem em foco que o ensino é uma profissão que exige arejar permanentemente os valores que a orientam. Algumas destas iniciativas são difíceis de colocar em prática, mas é preciso que professores tenham consciência de que a participação desta maneira é muito importante para sua satisfação profissional e pessoal.

Trabalho realizado em conjunto pelas alunas Carmen Cristine Trentini e Leni Maria da Silva Schmidt.

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